Por que fazer vistoria e laudo antes de comprar um carro usado?

rede-bravence-guia-oficina-mecanica-sao-cristovao-canoas-rua-argentina-sao-jose-67-chico-carro-reparo-automotivo-pecas-veiculos vistoria

Antes de comprar um carro seminovo ou usado, o comprador não tem qualquer garantia da procedência desse veículo. Mesmo que tenha ótima aparência, nível de óleo correto, bons pneus e funcionamento suave, sem fumaça aparente quando ligado, há muitos elementos em jogo quando se fala na qualidade de um veículo que já teve muitos donos.

Quando não é feita vistoria ou qualquer tipo de laudo de qualidade, o novo comprador só descobre problemas quando vai fazer o seguro ou na hora de revender o veículo. Ou seja, compra um carro usado no escuro. Mesmo nas lojas e concessionárias que oferecem a garantia de três meses para defeitos no motor e câmbio, existe a chance de comprar gato por lebre.

A vistoria cautelar é como um levantamento completo da vida daquele veículo. Com os dados do Renavam e a placa, os dados são cruzados na Secretaria da Fazenda, Detran, e até nas seguradoras e junto às Autoridades Policiais que cruzam suas informações e oferecem um raio-x do veículo.

O resultado é um documento, homologado pelo Detran, que mostra se o veículo já teve passagem por leilão, se já teve boletim de ocorrência relativo a algum acidente de trânsito, se já foi sinistrado (batido), quantos donos já teve, e a quilometragem estimada para o tempo de fabricação.

Alguns laudos são ainda mais completos mas vale a pena o investimento: eles verificam o estado mecânico, se as peças do veículo são originais, o estado geral do carro, e trazem informações cruzadas com redes de concessionários se ele de fato passou pelas revisões previstas no seu manual de garantia.

Diferente dos laudos de transferência, que apenas verificam a autenticidade do veículo e se ele está devidamente registrado nos órgãos de trânsito, o laudo cautelar é o mais indicado para quem quer comprar um veículo usado com segurança. Ao solicitar esse serviço, o comprador tem a segurança de fazer uma boa compra.

Você também poderá gostar...